Não podemos começar um ranking das camisetas mais famosas da história do cinema sem mencionar Marlon Brando. Embora, 16 anos depois de sua morte, ele ainda seja o autor de algumas das mais importantes lições de estilo para os homens, foi em meados do século 20 que ele fez história no cinema ao usar a camiseta branca como peça de vestuário para o primeira vez, em vez de como uma roupa interior.
Com mangas curtas, decote redondo e confeccionada em algodão, a peça básica por excelência de hoje é a mais versátil e essencial do nosso guarda-roupa. Claro, será em 1955 quando James Dean o popularizará internacionalmente como um código de rebelião.
JEAN SEBERG ACOSSADO (À BOUT DE SOUFFLE) (1960)
Desafiamos você a contar quantas camisetas estampadas você tem no seu armário agora. Seja com a capa do seu álbum favorito, com mensagens provocativas ou simplesmente com um desenho de listras, as camisetas estampadas são a marca registrada do guarda-roupa masculino.
Que assim seja, devemos à atriz Jean Seberg, que marcou um Marlon Brando vestindo uma camiseta estampada pela primeira vez na história do cinema, no caso dela com o logotipo do jornal New York Herald Tribune. Faria o papel de Patricia Franchini No final da fuga, de Jean-Luc Godard, referência na Nouvelle vague.
Embora ele não tenha sido o primeiro a usá-lo na tela grande, Arnold Schwarzenegger foi o responsável pelo uso da regata como uma peça de roupa exterior pela primeira vez. Depois de se confirmar como o dono dos maiores músculos do mundo no filme de Arthur Allan Seidelman, a regata ficou popular entre os homens que queriam exibir seus bíceps perfeitos (e entre os muitos outros que passavam horas intermináveis na academia para consegui-los).
Ele preparará o cenário para se tornar o guarda-roupa icônico de outros personagens futuros, como Hugh Jackman interpretando Wolverine em X-Men e Dwayne Johnson e… bem, praticamente todos os filmes em que ele esteve.
Embora nunca tenha recebido uma premiação, a direção de figurino de Randal Kleiser para Grease é uma das mais lendárias de todos os tempos. Quase tanto (ou mais) do que trilhas sonoras como Lightning e Summer night, ousamos dizer.
O branco da icônica camiseta de Brando é substituído pelo seu oposto, o preto, no caso de Travolta, que encarna um ousado e rebelde Danny Zuko com um guarda-roupa inspirado nos teddy boys dos anos 1950. E, a julgar pela foto, também é possível que é uma das razões pelas quais nos vestimos de preto de cima a baixo nas últimas temporadas.
Esta camisa ia fazer parte da primeira parte da franquia. No entanto, devido a decisões de última hora, acabou destinado à segunda produção, eliminando a referida cena.
Pelo menos ela apareceu (e se tornou a favorita de Stallone e fãs de boxe). Uma mensagem de encorajamento para si mesmo nunca é demais, certo?
A estética dos anos 70 foi a principal inspiração na nossa forma de vestir durante a última temporada. No entanto, podemos ter esquecido aquela que é uma das camisetas mais famosas da década: a usada por David Wooderson, interpretado por Matthew McConaughey, em Movida del 76. Se você é um amante do rock n’ roll, terá instantaneamente reconheceu a capa que aparece impressa nele: a de Tooth Fang & Claw, o último álbum da banda Ted Nugent e The Amboy Dukes. Claramente, esta t-shirt foi pioneira na tendência de t-shirt de banda.
Se você já teve uma camiseta universitária no armário, pode ter sido influenciado por John Travolta em Pulp Fiction. Caso você queira rastrear Travolta, ele é da Universidade da Califórnia em Santa Cruz. E sim, o que você vê é um Ariolimax, uma espécie de lesma em forma de banana.
Você se lembra das camisetas de lembrança que sua avó ou seus tios lhe deram quando você era pequeno para deixar claro que eles se lembraram de você durante as férias? Bem, esta foi a intenção de Sean Penn nesta cena de The Game. No entanto, pelo que a camisa afirma, acreditamos que a experiência ao recordar não foi tão agradável.
Enquanto a camiseta branca de Marlon Brando é sinônimo de classe e sensualidade, o mesmo não pode ser dito da camiseta de gola V de Jeff Bridges em The Big Lebowski. Isso sim: é uma das primeiras vezes que vemos um homem vestindo uma camisa com decote na tela grande. Talvez combinado com jeans, tênis branco e uma camiseta ela teria um passe. Quem sabe se Bridges pode se redimir agora que está usando o decote masculino.
Muitos políticos hoje poderiam se inspirar na propaganda de Napoleon Dynamite, personagem interpretado por Jon Heder, no filme Jared Hess de 2004. Ou, pelo menos, em roupas, já que a camiseta Vote For Pedro se tornou um ícone do cinema retratando a ascensão de um garoto nerd do ensino médio à glória. Ou você não se lembra de Heder coreografando Canned Heat do Jamiroquai na frente de toda a escola?